Aos trancos e barrancos, entidade e clubes se esforçam para fazer uma boa temporada

A contagem regressiva para a abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2020 – – Série A – termina amanhã (22). O apito inicial será dado as 20h15, na partida entre o atual campeão Águia Negra e o Pontaporanense, que acabou de subir de divisão. O calendário da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) prevê 15 rodadas, que encerram no dia 26 de abril com a final.

Algumas alterações foram feitas em relação ao ano anterior. Em vez de 12 equipes, a entidade optou por diminuir o número de participantes para dez. Os que seguem no jogo, em ordem alfabética, são Águia Negra, Aquidauanense, Comercial, Costa Rica, Corumbaense, Operário e Serc. O Sete de Setembro desistiu da competição e foi substituído pelo Cena, convidado após ficar com a terceira colocação da Série B de 2019. Pontaporanense e Maracaju subiram e participam também.

O que não mudou são as pendências dos estádios que sediam a competição. O Andradão (Nova Andradina), o Loucão (Maracaju), o Estádio da Serc (Chapadão do Sul) e o Morenão seguem sem aprovação do Ministério Público Estadual para abrigar os jogos da temporada. Em entrevista ao jornal o Estado, o presidente da FFMS, Francisco Cesário, garantiu que os responsáveis pelos estádios estão a tomar providências.

O Morenão, cartão-postal do futebol de Mato Grosso do Sul, passou por vistoria na quarta-feira (15) e foi reprovado pela Polícia Militar, responsável pela vistoria. Irregularidades foram encontradas nas salas reservadas à entidade e aos árbitros, além de entulhos localizados ao redor da rampa de acesso. ““Nós desocupamos as salas e limpamos tudo. Coisa de duas horas de serviço””, conta Cesário.

Com isso, ele espera que o espaço esteja liberado até o início de fevereiro. “”Tudo que estava pendente foi cumprido, agora estamos aguardando eles irem lá fazer uma nova vistoria. Acredito que nas próximas 48 horas os laudos serão liberados para que possamos encaminhar para o MP. A tabela vai ser essa, não vamos mexer em nada””, garante.

Mesmo com folhas baixas, times apostam em peças chaves para vitória

A maioria dos clubes iniciou a pré-temporada neste mês. Alguns apostaram em nomes “”grandes”” para comandar seus times. Atual campeão, o Águia Negra segue com Rodrigo Cascca, que venceu a Série B do Catarinense de 2018 com o Metropolitano. O Costa Rica trouxe Cláudio Roberto, tricampeão no Estado, após passar pelo Al Nojoom FC (Arábia Saudita).

Já o Corumbaense apostou em Samuel Cândido, que esteve a frente da dupla Remo-Paysandu, do Pará. O clube também terá de volta o lateral direito Robinho, ídolo da torcida. No Águia Negra uma das apostas em campo é o zagueiro Maceió, que atuou pelo River (PI) no último ano. O Aquidauanense contratou Otacílio Neto, com passagem pelo Corinthians entre 2008 e 2009 e velho conhecido por clubes do Estado. O Maracaju apostou no zagueiro Alexandre, ex-Atlético Mineiro.

O campeão e o vice da temporada passada fizeram amistosos para testar suas equipes. O Águia Negra jogou três vezes no Ninho da Águia. Na primeira fez 4×0 em cima do Vó Maria, na segunda bateu o Maracaju por 6×0 e na terceira diminuiu o placar para o mesmo adversário: 2×0.

O Aquidauanense fez dois jogos até o momento. Venceu o primeiro, contra o Seduc, por 8×0, e o segundo, contra o Nioaque, por 9×0. ““Os resultados são expressivos mas escondem erros, então não podemos nos empolgar com o placar, ainda mais contra equipes amadoras. Esses jogos servem de parâmetro para as questões físicas e táticas. Temos que aproveitá-los para fazer os ajustes necessários””, fala Marino.

A equipe faz o último amistoso no sábado (25), contra o Decisão, de Bonito. O comandante informou à reportagem que estão em busca de um zagueiro para fechar o elenco.

(Texto: Daniele Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *