Coreia do Sul confirma primeiro caso de vírus chinês

Foi confirmado nesta segunda-feira (20), na Coreia do Sul, o primeiro caso da nova pneumonia viral originada em Wuhan, na China, que já deixou três mortos entre os mais de 200 casos no país e que também foi prontamente detectado na Tailândia e no Japão.

Os sintomas descritos para a pneumonia de Wuhan são febre e fadiga acompanhadas de tosse seca e, em muitos casos, dificuldade respiratória.

O caso diagnosticado na Coreia é o de uma chinesa que chegou no último domingo (17) ao Aeroporto Internacional de Incheon vinda de Wuhan, apresentando febre, problemas respiratórios e outros sintomas, e que deu positivo para o novo coronavírus, informou o Centro Sul Coreano de Prevenção e Controle de Doenças (KCDC).

A tripulação de cabine de um voo da China Southern Airlines, no qual a mulher chegou, e outros passageiros estão sendo monitorados quanto aos sintomas. Três pessoas estão em isolamento e outras 14 estão sendo examinadas, ainda de acordo com o KCDC.

O centro elevou o nível de alerta para doenças infecciosas, ordenou às autoridades locais que reforçassem o controle e recomendou que as pessoas que visitaram a China e mostraram possíveis sintomas relacionados à doença fossem a clínicas e hospitais para triagem.

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Sye-kyun, ordenou ao seu gabinete tomar as medidas necessárias para uma detecção rápida e para conter a potencial propagação do vírus.

A China relatou 201 casos confirmados da nova pneumonia, com três mortes. A maioria dos infectados foram detectados em Wuhan, embora haja dois em Pequim e um em Shenzhen. Em outros países, a Tailândia confirmou dois infectados, e o Japão, um.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *