Vulcão expele lava e gera tensão nas Filipinas

O vulcão Taal, nas Filipinas, começou a expelir lava nesta segunda-feira (13), e as autoridades alertaram para “mais atividades vulcânicas” nas próximas horas e dias. Espera-se que centenas de milhares de pessoas sejam afetadas. Na noite de domingo, pelo menos 75 terremotos vulcânicos causados pelo vulcão foram constatados na região da província de Batangas, 65 quilômetros ao sul da capital filipina, Manila.

Mais de 16 mil pessoas foram retiradas das áreas próximas a Manila. Máscaras com que as pessoas se protegem das cinzas estão esgotadas no comércio da cidade e o aeroporto internacional de Manila também fechou, cancelando mais de 500 voos. No entanto, há previsão de que algumas aeronaves possam decolar no final do dia.

As autoridades estimaram que pelo menos 200 mil moradores poderiam ser forçados a fugir se a situação piorar e disseram que é possível que ainda possa haver uma “erupção explosiva perigosa” dentro de horas ou dias. Pelo menos 8 mil pessoas também foram retiradas de áreas de alto risco ao sul de Manila no domingo, quando o vulcão começou a expelir nuvens de cinzas e pedras. A maioria dos moradores de pequenas vilas e fazendas foi encaminhada para abrigos especiais.

“Temos um problema, nosso povo está entrando em pânico devido ao vulcão, porque quer salvar seus meios de subsistência, seus porcos e rebanhos de vacas”, disse o prefeito Wilson Maralit, da cidade de Balete, à rádio DZMM. “Estamos tentando impedi-los de voltar, alertando que o vulcão pode explodir novamente a qualquer momento e atingi-los.”

O instituto Phivolcs alertou os cidadãos e turistas a ficarem atentos à possibilidade de um tsunami vulcânico e matéria vulcânica atingirem os arredores do lago Taal. O Taal é um dos vulcões mais ativos das Filipinas, embora não tenha ocorrido uma grande erupção desde 1977.

Na segunda-feira, um homem morreu na cidade de Calamba, ao sul de Manila, depois que o caminhão que ele dirigia capotou em condições de baixa visibilidade causadas por cinzas vulcânicas pesadas, conforme informações da polícia. Três passageiros também ficaram feridos no acidente, que aconteceu depois que o motorista perdeu o controle do carro ao fazer uma curva acentuada. (João Fernandes com DW)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *