Irã repudia apoio de Trump em protestos

Nesta segunda-feira (13), o governo iraniano repudiou o apoio prestado pelo presidente Donald Trump, referente aos protestos que ocorreram nos últimos dias, ressaltando que o país não esqueceu a morte do general Soleimani e as sanções impostas ao país pelos Estados Unidos.

Teerã negou que a polícia esteja respondendo de forma violenta aos protestos que começaram depois que o governo do Irã admitiu culpa no acidente com um avião ucraniano na semana passada.

No último sábado (11), Teerã admitiu responsabilidade no abate de um avião da Ukrainian International Airlines, depois de vários negando envolvimento no acidente em que morreram 176 pessoas, incluindo cidadãos iranianos, canadenses e ucraniano, entre outros.

O incidente aconteceu na última quarta-feira (8) e as forças armadas iranianas admitiram que tudo se deveu a um “erro humano”, ocorrido horas depois de um ataque perpetrado por Teerã contra bases norte-americanas no Iraque, em resposta à investida norte-americana que matou o general Qassem Soleimani em 3 de janeiro.

Durante o fim de semana, o presidente norte-americano demonstrou no Twitter o seu apoio aos manifestantes, pedindo ao regime para que não exerça violência sobre quem protesta nas ruas.

“O Governo do Irã deve permitir que os grupos de Direitos Humanos monitorem e relatem os fatos sobre os protestos em curso do povo iraniano. Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos, nem um apagão da Internet. O mundo está atento”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter, em inglês e em farsi.

Donald Trump acrescentou, em outra mensagem dirigida ao “corajoso povo iraniano”, que a “presidência” norte-americana e a Administração “estão do seu lado desde o princípio e vão continuar ao seu lado”.

“Acompanhamos de perto os seus protestos e estamos inspirados com a sua coragem”, disse.

Horas depois, o presidente voltava a avisar Teerã: “Líderes do Irão – NÃO MATEM SEUS MANIFESTANTES. Milhares [de pessoas] já foram mortos ou detidos, e o mundo está atento. Mais importante, os Estados Unidos estão atentos. Reponham a a internet e deixem que os jornalistas circularem livremente. Parem de matar o grande povo iraniano!”, escreveu em outro tweet, novamente em inglês e farsi.

(Texto: Karine Alencar com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *