Em MS, exportações de peixes cresceram 37,72%

As exportações de peixes, principalmente filé de tilápia, produzidos em Mato Grosso do Sul, cresceram 37,72% entre janeiro e dezembro do ano passado, se comparado a 2018. Segundo informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), foram mais de 824,2 toneladas da proteína, o que representa um total de US$ 5,3 milhões em receita.

“É o peixe mais produzido no estado e no Brasil, representando quase 89,4% da produção de peixes em MS”, avaliou o analista técnico do Sistema Famasul, Juliano Bastos.

Segundo informações da assessoria do Senar/MS, os Estados Unidos foi responsável por mais de 90% da aquisição de filés de peixes frescos, refrigerados ou congelados. Em seguida, os países que mais adquiriram foi Canadá, Japão, Equador, Argentina e Chile. Em relação a 2018, a receita com a comercialização para o mercado externo aumentou 24%.

A produção de peixes no estado atingiu 13,9 mil toneladas em 2018, volume 9,2% superior se comparado ao ano anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS em Piscicultura, André Luiz Nunes, em 2019 os produtores assistidos comercializaram mais de 148,2 toneladas. “O pico foi em abril, com 62 toneladas vendidas, que inclui o período da semana santa. No período, a receita bruta foi de R$ 859 mil. Os dados foram levantados pelos técnicos de campo que atendem 170 produtores atualmente”, explicou.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *