Presidentes da Ucrânia e do Irã conversam por telefone hoje

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o seu homólogo iraniano, Hassan Rohani conversam na tarde deste sábado (11). O compromisso ocorre após o Irã admitir que abateu, por engano, um avião da companhia Ukraine Airlines International. A tragédia que aconteceu na última quinta-feira (9), causou a morte das 176 pessoas, dentre elas passageiros e tripulantes.

Zelensky terá “uma conversa telefônica com o Presidente da República islâmica do Irã, Hassan Rohani, às 17h (12h, em Brasília)”, após a qual “falará ao povo ucraniano”, informou um comunicado da presidência ucraniana.

De acordo com informações da Istoé, o presidente da Ucrânia exigiu a punição dos responsáveis pelo abate, assim como o pagamento de indenizações por parte do governo iraniano.

“A manhã trouxe a verdade. A Ucrânia insiste no pleno reconhecimento de culpa. Esperamos do Irã que leve os culpados à justiça, devolva os corpos, pague uma indenização e publique um pedido de desculpas oficial”, escreveu Volodymyr Zelensky na sua conta do Twitter.

“A investigação tem de ser completa, aberta e deve continuar sem atrasos ou obstáculos”, acrescentou.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Istoé)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *