Câmara limita poderes de Trump em confronto contra o Irã

No final do dia de ontem quinta-feira (09), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma medida para restringir as ações do presidente Donald Trump no confronto do país com o Irã. Foram 224 votos a favor da limitação e 194 contrários.

A resolução, de autoria democrata, obrigará o mandatário a pedir autorização para o Capitólio antes de tomar qualquer ação militar contra o iraniano. O texto segue para o Senado –de maioria republicana– que pode votá-lo na próxima terça-feira (14).

“Se nossos entes queridos serão enviados para lutar em qualquer guerra prolongada, o presidente deve uma conversa ao público norte-americano”, disse a deputada democrata Elissa Slotkin, autora da legislação. Slotkin é ex-agente da CIA e analista do Pentágono com foco em milícias xiitas.

Segundo o dispositivo, o presidente deve “encerrar o uso das Forças Armadas dos Estados Unidos para se envolver em hostilidades dentro ou contra o Irã”. Uma possível ação militar norte-americana contra Teerã precisa da assinatura de ambas as Casas do Congresso para ser concretizada.

(Texto: Karine Alencar com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *