Trump faz pronunciamento hoje e fala de tensão entre EUA e Irã

Nesta quarta-feira (8) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em discurso na Casa Branca que o Irã está “se acalmando”, em sinal de diminuição nas tensões entre Washington e Teerã. Ele comunicou ainda que Washington vai impor novas sanções contra o Irã em breve e que a pressão econômica é a melhor arma do país.

Cercado pela cúpula militar dos EUA, o presidente confirmou que nenhum americano ou soldado aliado foi ferido nos ataques a bases militares no Iraque, na madrugada desta quarta. “O Irã tem sido um grande patrocinador do terrorismo. Nunca deixaremos isso acontecer”, disse ele.

O presidente americano argumentou ainda que não quer usar o poder militar, e que pressionar o Irã usando a força econômica dos EUA é a melhor opção. Apesar disso, falou que pedirá à Otan (aliança militar que reúne países do Ocidente) para ampliar sua presença no Oriente Médio.

Ele voltou a repetir que não permitirá que o Irã tenha acesso a armas nucleares e que os dois países deveriam trabalhar juntos em assuntos prioritários, como a luta contra o Estado Islâmico. “Os EUA estão prontos para apoiar a paz com todos que a busquem”, disse ele.

Trump afirmou que os países da Europa, China e Russia devem deixar o acordo nuclear feito com o Irã. Por este acordo, o Irã se comprometeu a reduzir sua capacidade nuclear em troca do alívio das sanções. Ele retirou os EUA do acordo em 2018, mas outros países se mantiveram nele. No entanto, o acerto está por um fio. No domingo (5), o Irã disse que se considera livre para desrespeitar os limites combinados.

(Texto: Julisandy Ferreira com Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *