Inundações na Indonésia deixam 29 mortos

As inundações provocadas pelas chuvas torrenciais na região de Jacarta, capital da Indonésia, deixaram pelo menos 29 mortos, anunciaram os serviços de emergência. O balanço não é definitivo, informou a agência de gestão de catástrofes.

Dezenas de milhares de pessoas procuraram abrigos temporários na região da capital, onde vivem quase 30 milhões de pessoas. As autoridades informaram que 31 mil pessoas abandonaram suas casas, número que não inclui as cidades satélites ao redor de Jacarta.

Algumas pessoas se deslocam em pequenos botes em alguns pontos que o nível da água atingiu o segundo andar dos imóveis. Os serviços de emergência utilizam lanchas para retirar os moradores presos em suas casas, incluindo crianças e idosos.

“Resgatamos recém-nascidos, mães que acabaram de dar à luz e bebês presos em suas casas sem comida”, afirmou Yusuf Latif, porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate.

“Em alguns lugares, as operações de resgate foram bastante complexas e difíceis. A água era profunda, com uma corrente forte. Alguns becos são tão estreitos que dificultam a passagem de nossas lanchas”, completou.

Ao menos 26 pessoas morreram na região de Jacarta e três na zona vizinha de Lebak, ao sul da ilha de Java, de acordo com as autoridades. A polícia de Lebak informou que procura oito pessoas desaparecidas.

Nas proximidades de Jacarta, um menino de oito anos e um idoso de 82 morreram em um deslizamento de terra. Outras pessoas morreram afogadas ou por hipotermia. Um adolescente de 16 anos foi eletrocutado por um cabo de energia elétrica.

“As inundações chegaram sem aviso prévio”, disse Munarsih, uma testemunha que tem apenas um nome, algo comum na Indonésia. Ele conta que dezenas de famílias abandonaram o bairro em que mora na zona oeste de Jacarta.

Na quarta-feira (1), a energia elétrica foi cortada em muitos distritos de Jacarta para evitar mais eletrocussões. Ferrovias e aeroportos foram fechados, mas nesta quinta-feira os serviços voltaram à normalidade. (João Fernandes com Isto É)

1 thought on “Inundações na Indonésia deixam 29 mortos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *