Austrália enfrenta queimadas florestais desde julho

A maior cidade da Austrália amanheceu coberta por fumaça, Sydney enfrenta altas temperaturas perto de 47°C e ventos fortes que atingem 80km/h e agravaram as centenas de incêndios. A virada do ano para os australianos será difícil, semelhante ao problema enfrentado no Brasil com a floresta amazônica, o país perdeu 1,6 milhões de hectares de vegetação, desde julho deste ano com incêndios florestais.

As autoridades declararam a área e seus arredores em condições catastróficas, o nível mais alto de alerta de incêndio na Austrália. Na cidade de Mallacoota, cerca de 4 mil pessoas foram obrigadas a buscar refúgio nas praias para escapar dos incêndios florestais que assolam o país. Em outras regiões australianas, chamas e fumaça seguem sendo registradas.

O fogo é alimentado pela onda de calor que afeta grande parte do país, onde esta semana o recorde nacional de temperatura média foi quebrado duas vezes, que subiu para 41,9 graus, muito acima da marca anterior de 40,3 graus, correspondente a 2013, segundo dados do Australian Meteorology Office.

Tradução: ‘Austrália luta contra incêndios na véspera de Ano Novo. Há literalmente centenas, milhares de pessoas na costa, buscando refúgio nas praias’.

(Texto: Lyanny Yrigoyen com informações Metro Jornal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *