Carro-bomba deixa 76 mortos em Mogadíscio, na Somália

A explosão de um carro-bomba deixou cerca de 76 pessoas mortas e 70 feridas, neste sábado (28), em uma área bastante movimentada de Mogadíscio, na Somália. O número de pessoas atingidas foram repassados por um diretor de um serviço de ambulância.

Um chefe de polícia local disse que alvo do ataque seria um centro de recolhimento de impostos, durante o horário de maior movimento na parte da manhã.

Um porta-voz do governo afirmou que a região estava cheia de pessoas que iam para as escolas ou às compras. Segundo a polícia local, muitas das vítimas seriam estudantes universitários que estavam em um ônibus atingido pela explosão, além de dois micro-ônibus que transportavam crianças de escolas locais. A detonação, que também matou cinco policiais, deixou vários veículos incendiados.

Mogadíscio é atingida com frequência por atentados com carros-bomba, mas a explosão deste sábado foi a mais mortal dos últimos 2 anos. Os ataques são atribuídos ao grupo Al Shabaab, filiado à Al Qaeda, que no início do mês assumiu a autoria de um atentado com armas de fogo e granadas contra um hotel próximo ao palácio presidencial em Mogadíscio, que deixou 11 mortos.

Desde 2015, foram 13 atentados com mais de 20 mortos na Somália. Todos estes foram realizados com carros-bomba. O ataque mais mortal da história do país foi em 2017, quando um caminhão-bomba deixou 512 mortos e quase 300 feridos na capital somaliana.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *