Em Operação Patrón, justiça nega liberdade a presos

Foi negada hoje a concessão de habeas corpus para três pessoas presas pela Operação Patrón. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) em desdobramento da Câmbio Desligo, no âmbito da Lava Jato, vetou o pedido em sessão da Primeira Turma Especializada realizada nesta quarta (18).

A Operação Patrón foi deflagrada a partir de informações obtidas pela Polícia Federal, com a prisão do doleiro Dario Messer, em julho deste ano. O esquema de lavagem de dinheiro seria chefiado por Messer, conhecido como o doleiro dos doleiros, por meio de operações de câmbio e transferência de valores para o exterior e para contas de empresários e políticos.

Myra Athayde, Antonio Joaquim da Mota e Najun Turner tiveram os pedidos negados e são investigados em inquérito da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. De acordo com o inquérito, Myra, namorada de Messer, o doleiro Turner e o empresário Mota são investigados por participação nas operações criminosas e por ter ajudado Messer a se esconder.

Ao negar os habeas corpus, o juiz federal Gustavo Arruda considerou os fortes indícios de implicação dos acusados no esquema criminoso, e que sua soltura representaria ameaça à ordem pública. Ele entendeu que há risco à aplicação da lei penal, já que poderiam fugir.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *