Atleta olímpico fala sobre homenagem e projeções para 2020

O tricampeão pan-americano e recordista mundial nos 200 metros borboleta, Leonardo de Deus, está em Campo Grande para a inauguração da primeira piscina olímpica apta para competições oficiais de Mato Grosso do Sul. O atleta olímpico falou exclusivamente ao Jornal O Estado sobre a homenagem que recebeu e sobre suas expectativas para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O atleta estava em competição pelo Campeonato Estadual Paulista, mas foi liberado pelo Unisanta para vir à Capital. “O pessoal sempre me pergunta de onde eu sou e eu reforço que sou de Campo Grande, muita gente não sabe. Aliás isso foi uma das coisas pelas quais agradeci. A vida toda me dediquei e pela primeira vez estou me sentindo abraçado pelo meu Estado. Eu vejo a medalha com meu nome e sinto como se tivesse ganhado uma Olimpíadas”, fala à reportagem.

Aos 28 anos, seu próximo desafio são os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano. É justamente a medalha que falta para seu cartel na natação. “Eu tirei férias recentemente mas agora já voltei com foco total para as Olimpíadas, que é o ápice para qualquer atleta. Acredito que estou no caminho certo, ainda mais depois de um ano de muito trabalho, mas muito gratificante”, acredita.

Sua intenção é chegar aos jogos da França, mas, para ele, o momento de garantir a medalha é agora. “Em 2012, com 21 anos, não estava preparado nem física nem psicologicamente. Em 2016, aos 25, estava no top 5 do mundo, mas a NBC comprou os direitos de imagem da transmissão da natação e fomos nadar a final muito tarde. Nadei a semifinal, ao lado do Michael Phelps, as 23h42 da noite. Agora, com 28, é uma das minhas últimas oportunidades. Fisiologicamente falando estou na minha melhor fase”, desabada.

(Texto: Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *