Boris Jonhson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizadas nessa quinta-feira (12) no país. Esse resultado eleitoral permite ao premiê o número de parlamentares necessários para conduzir o Brexit em 31 de janeiro.

Os conservadores obtiveram 364 assentos dos 650 da Câmara dos Comuns, o suficiente para uma maioria absoluta confortável, o que permite também que Johnson continue no posto de premiê. Cerca de 46 milhões de britânicos foram chamados às urnas no pleito antecipado, o terceiro em menos de cinco anos, convocado pelo governo para tentar desbloquear o impasse criado no parlamento pelo processo de saída do país da União Europeia (UE).

O líder conservador teve uma vitória mais expressiva que a esperada. Na campanha, ele reiterou diversas vezes a promessa de executar o Brexit até 31 de janeiro de 2020. Além disso, o Partido Conservador conseguiu sua maior bancada na Câmara dos Comuns desde 1987, na era Margaret Thatcher.

Johnson agradeceu aos britânicos pela participação nas eleições. “Agradeço a todos em nosso grande país que votaram, aos voluntários, aos que se apresentaram como candidatos. Vivemos na melhor democracia do mundo”,escreveu no Twitter.

Brexit 

A partir de agora, o primeiro-ministro poderá promover o Brexit em 31 de janeiro, dez meses depois do planejado inicialmente. O adiamento se deve a um impasse no Parlamento, que votou três vezes contra um acordo negociado por Theresa May e recusou aprovar em três dias o acordo negociado por Boris Johnson, inviabilizando assim a saída no final de outubro.

Para desbloquear esse impasse, Johnson convocou a primeira eleição que foi realizada no Reino Unido em um mês de dezembro no país desde 1923. Durante a campanha, o premiê prometeu finalizar o divórcio com a União Europeia e aumentar os gastos com saúde, educação e segurança. Após o Brexit, o Reino Unido deverá negociar um acordo comercial com a União Europeia.

Os conservadores prometeram concluir esse processo em apenas um ano. A promessa é vista como uma ilusão. Levou sete anos para o bloco europeu concluir um acordo comercial com o Canadá – visto por muitos britânicos pró-Brexit como um modelo para o Reino Unido. E qualquer tratado precisaria ser assentido pelos 27 Estados-membros restantes da UE antes de entrar em vigor. (João Fernandes com Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *