Luan fecha ano no topo do ranking nacional e projeta 2020

Sul-mato-grossense segue entre os líderes do judô paralímpico

Um novo Ranking Nacional de Judô foi apresentado na segunda-feira (9) pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). A reformulação realizada pela entidade foi feita para evitar desequilíbrio na lista, baseada agora apenas nas competições brasileiras, já que poucos têm a oportunidade de competir fora do país.

Mesmo com as mudanças, quem continua equilibrado no primeiro lugar na categoria até 73 kg é o camapuanense Luam Simões Pimentel, com 25 pontos. Ele esteve presente em três dos quatro Grand Prix disputados no Brasil entre 2018 e 2019, considerados na pontuação. ““Já esperava isso pelos resultados que tive ao longo do ano””, fala o atleta em entrevista ao Jornal O Estado na tarde desta quarta-feira (11).

Pimentel continua com o título intacto, mas com a alteração dos critérios e com as trocas de pesos, muitos judocas perderam ou assumiram novas colocações. O impacto maior foi entre as mulheres, 31 ranqueadas no total. Entre os homens, as mudanças foram menores. Mas além de Luan, apenas Harlley Arruda (- 81 kg) e Arthur Cavalcante (- 90 kg) repetiram o feito do ano anterior.

Parapan de Lima marca o ano do judoca sul-mato-grossense

O judoca do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense Para Cegos) teve um ano produtivo e sem lesões. Mas mesmo com a experiência adquirida em 2019, o jovem de 22 pretende pisar em tatames “”maiores””. ““Já esperava ir bem nas competições nacionais. Nas internacionais estive em constante evolução, que é o que estou buscando. Como sou novo tenho muito para por na bagagem ainda””, diz.

Pimentel participou de, ao menos, seis competições durante o ano. Mas ele conta que a mais marcante foram os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, que aconteceu entre agosto e setembro deste ano. Para vencer, ele passou por adversários da Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos na classificação B3, em que lutam os deficientes visuais que conseguem definir imagens.

O sonho de qualquer atleta é disputar as Olimpíadas, mas, para ele, vencer o segundo evento desportivo mais importante do mundo é um grande passo. ““Ser o melhor das Américas é uma forma de coroar o ano. Fiz uma competição muito boa, lutei bem, me soltei nos tatames, ainda mais em um campeonato dessa magnitude””, comenta.

Atleta está em treinamento em São Paulo visando calendário de 2020

O calendário de 2020 da CBDV também já foi publicado. A primeira competição prevista é o IBSA Judo American Championships, que acontece entre os dias 9 e 14 de janeiro em Montreal, no Canadá. “”Até o ano que vem não vou ter descanso. Tive um tempo ali em outubro, mas não cheguei a parar de treinar”, ressalta.

Ele está em São Paulo, junto à Seleção Brasileira, onde fica até o dia 20 para o recesso de fim de ano e vai para Camapuã – a 140 km da Capital. ““Vou passar as festas com minha família, mas não vou deixar cuidar da parte física, para não perder o ritmo””, conta. No dia 2 retorna para a capital paulista para se concentrar com os colegas.

(Texto:Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *