Acesso digital resulta em economia de R$ 1,7 bi por ano

O governo federal superou em 20% a meta da transformação digital de serviços públicos em 2019. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia contabilizou 503 serviços com acesso online desde janeiro. Com os resultados, R$ 1,7 bilhão deixou de ser gasto anualmente.

Entre os serviços digitalizados estão a emissão da carteira de trabalho, solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, certificado internacional de vacinação e profilaxia, carteira estudantil e carteira de trânsito.

De acordo com a secretaria, os cidadãos já conseguem retirar no mesmo dia do pedido a carteira de trabalho. Até então, o tempo médio de espera para receber o documento era de 17 dias. Já a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser obtida agora nos canais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em poucas horas.

A redução da burocracia é outro indicador que passou este ano a ser contabilizado pela Secretaria de Governo Digital. A estimativa é de que 146,8 milhões de horas/ano deixam de ser gastas pelas pessoas para obter serviços do governo federal. O tempo é equivalente a mais de 1 dia inteiro de trabalho de toda a população economicamente ativa na Grande São Paulo. Os serviços transformados este ano representam 19 milhões de demandas anuais.

O governo federal oferece quase 3,3 mil diferentes serviços à população, incluindo a administração direta, autarquias e fundações. Neste momento, 53% são acessados via online e estão agrupados no portal gov.br. A meta até 2022 é ter 100% dos serviços do governo federal transformados em digitais, o que deve representar uma economia anual de R$ 7 bilhões. (Poder 360 com Agência Brasil)

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