Maia quer polícia legislativa restringido a Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer alterar o regimento interno da casa para permitir que a polícia legislativa tenha autonomia para retirar pessoas, caso elas “se comportarem de forma a perturbar a ordem dos trabalhos legislativos”.

O texto modifica a parte do regimento interno da Câmara que trata sobre a entrada de pessoas na casa. Atualmente, o documento prevê que os que se “comportem de forma inconveniente” podem ser retirados, caso os presidentes das comissões ou da Câmara considerem necessário.

Com a mudança, que ainda precisa ser aprovada pela Câmara, a polícia legislativa poderia retirar essas pessoas, sem precisar da anuência dos parlamentares. Além disso, nos casos dos atos praticados configurarem crime ou contravenção, o responsável seria enviado ao Departamento de Polícia Legislativa.

O texto prevê ainda que o presidente da casa tenha a autonomia para regulamentar outras hipóteses de restrição temporária, “quando necessário à garantia do regular funcionamento da Casa ou da segurança interna”.

Na justificativa da necessidade do texto, Maia defende que as alterações visam “garantir a participação democrática e a segurança de parlamentares, servidores e visitantes, bem como o bom funcionamento da atividade legislativa do Congresso Nacional”. (João Fernandes com Congresso em Foco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *