Gênero, Sexualidade e Educação entram no debate filosófico

Trazendo o debate para o café – trazendo como tema “Gênero, sexualidade e educação” -, a produtora Árvore-Ser promove no Sesc Cultura, mais uma edição do Café-Filosófico, na quinta-feira (12), à partir das 19h, dando continuidade ao objetivo de aproximar a “sociedade dos debates filosóficos”.

“Um espaço para discussão de temas pertinentes à sociedade contemporânea, sempre com especialistas convidados para conduzirem a conversa”, é como é sempre classificado o projeto pelo produtor do evento, Ályson Ladyslau.

Dessa vez, em sua rotineira casa, o Café Filosófico contempla o que vem concomitante com a educação, que são o gênero e sexualidade de quem o compõe, frequentemente alvo de violência devido à falta de informação e acesso aos direitos de muitos. Nesse contexto, sobre como o meio influência no indivíduo.

“As pesquisas que desenvolvi mostram uma escola mais aberta às diferenças no que diz respeito a algumas práticas, como respeito ao uso do nome social ou discussão do tema em sala de aula, por algumas/uns professoras/es, mas não podemos negar o ambiente hostil e disciplinador que a escola representa historicamente”, comenta Fabrício Pupo Antunes,  Pesquisador de Iniciação Científica Júnior, aluno do ensino médio,(CNPq/USP/UFMS).

De acordo com sua visão, em se tratando de o ambiente escolar ser um local aberto à mudanças – ou mesmo já tendo mudado algumas característica negativas que, historicamente, carregou, Fabrício Pupo aponta que: “algumas mudanças ocorreram ao longo dos anos, mas existe um movimento conservador fundamentalista que tem atrapalhado esses avanços”.

“Dentro da escola, segundo professoras e professores que participaram da pesquisa, existe interesse na discussão e no trabalho sobre o tema e algumas (uns) professoras (es) desafiam esse conservadorismo propondo discussões e reflexões,  mas ainda enfrentam vários desafios, principalmente em relação ao preconceito e a falta de informação”, completa Fabrício.

Pontuando a livre expressão, Pupo Antunes ainda comenta que: “o movimento conservador, representado pelas ideias do Escola sem Partido tem influenciado as práticas das (os) professoras(es) promovendo censura e ameaçando seus empregos. É preciso que os docentes tenham apoio da direção e da coordenação para garantia de seus direitos, inclusive a liberdade em sala de aula.

Junto de Fabrício Pupo Antunes, o Prof. Dr. Tiago Duque (docente da UFMS e líder do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças [UFMS/CNPq]), acrescenta o debate quanto papel na transformação de realidade que tem as instituições, analisando quanto ao seu espaço estar em disputa por diferentes grupos de interesses.

Para refletir sobre as questões que envolvem ensino, gênero e sexualidade dissidentes, produção das diferenças, experiências positivas e relações de poder, o diálogo será sobre parte da realidade das escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, mais precisamente sobre opiniões e situações recolhidas de diferentes estudantes e professores de todo o estado.

O Café Filosófico é uma realização Árvore-ser, produtora independente de conteúdos artísticos e culturais, e SESC, tradicional instituição de promoção da cultura por todo o Brasil. (com assessoria).

Serviço

O Sesc Cultura fica localizado na Av. Afonso Pena, 2270, com entrada gratuita. Informações pelo telefone (67) 9 9827-2323.

(Texto: Leo Ribeiro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *