Brasileiras têm renda menor que a dos homens, aponta Pnud

A renda da população feminina no Brasil é 44,5% menor que a da masculina, apontam os dados do Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG) divulgado nesta segunda-feira (9).

A pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), também revela que, no Brasil, as mulheres estudam mais que os homens. Em média, elas dedicam 8,1 anos aos estudos enquanto eles apenas 7,6 anos de aprendizado.

Em relação a Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dos dois gêneros, conforme os dados do ano passado, as mulheres ganham US$ 10.432, já os homens saem na frente com US$ 17.827.

O IDG usa os mesmos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como saúde, educação e renda, em 166 países, mas comparando dados por gênero.

O IDH dos homens foi de 0,761, enquanto o das mulheres chegou a 0,757. De acordo com o relatório, a desigualdade entre os gêneros é de 0,995 — número menor que o de países como Uruguai (1,016), Rússia (1,015) e Venezuela (1,013).

Além desses dados, o Pnud também revelou que o Brasil perdeu uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano  (IDH)  das Organização das Nações Unidas (ONU).

(Texto: Jéssica Vitória com informações do Metrópoles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *