MS concorre a liderança do PSDB na Câmara Federal

Beto Pereira disputa eleição do partido com Celso Sabino, do Pará, na terça-feira (10)

O deputado federal Beto Pereira, de Mato Grosso do Sul, disputa voto a voto com Celso Sabino, do Pará, a liderança do PSDB na Câmara Federal. A eleição vai ocorrer na terça-feira (10) e vem acirrando os ânimos da base tucana. Para o Estado ter o primeiro parlamentar líder na história do partido será necessário receber ao menos 17 dos 32 votos. Além de Beto, o PSDB conta com outras duas representantes em Mato Grosso do Sul, as deputadas federais, Bia Cavassa e Rose Modesto.

Segundo o deputado, o atual representante do Estado, por ter apenas dois nomes concorrendo torna ““a briga mais acirrada””. Beto até o momento não conta com apoio de nenhuma das parlamentares regionais. Entretanto, o atual líder do partido, o deputado federal, Carlos Sampaio, de São Paulo, manifestou voto a favor. “”Ambos os candidatos contam com muitos apoiadores. Conforme o que tem sido repercutido, nós estaríamos empatado de 16 a 16””, informou. Caso eleito, o deputado se torna o primeiro representante no Estado a ocupar o principal cargo do partido. ““Nós estamos confiantes e otimistas nós acreditamos que podemos levar o primeiro líder do PSDB, como primeiro no Mato Grosso do Sul””, afirma.

Em busca de manter a bancada unida, Rose Modesto, tem estudado as propostas de ambos, e em Brasília-DF diz que vai procurar a melhor alternativa. “”Nós estamos buscando um consenso para não haver um raxa no partido. A bancada do PSDB tem conversado nesse sentido, e nessa próxima semana isso deve ser definido””, aponta a sul-mato-grossense, que não vai levar em conta uma disputa regional, entre Estados, mas sim, para o melhor desempenho do partido em âmbito nacional.

Segundo Rose, antes de o deputado sul-mato-grossense anunciar a candidatura, a parlamentar estava próxima de apoiar o opositor. “”O Beto (Pereira) quando nos comunicou desta pretensão de ser líder do partido, já estávamos conversando com outro candidato. Por isso está ocorrendo essa divisão. Mas nós temos até o início da semana para decidir, já que não se trata de apoiar ou não apoiar, se trata de nós realmente buscarmos a unidade do partido””, assegurou.

A deputada Bia Cavassa participou neste fim de semana do Congresso Nacional do PSDB em Brasília-DF. O partido oficializou mudanças  programática que afasta a legenda da origem social-democrata para se aproximar do eleitorado de direita e conservador que elegeu o presidente Jair Bolsonaro em 2018. O PSDB agora vai abraçar bandeiras que ajudaram a eleger Bolsonaro, como a redução da maioridade penal para 16 anos em caso de crimes hediondos, o fim da estabilidade para servidores públicos e o pagamento de mensalidade em universidades públicas. Procurada, Bia Cavassa não retornou as ligações.

(Texto: Amanda Amorim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *