APAE realiza 10,8 milhões de exames em 710 mil gestantes

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – de Campo Grande, já realizou, desde novembro de 2002 até outubro deste ano, 10.861.750 exames de Triagem de Pré-Natal em 710.566 gestantes de todas as regiões do Estado.

Os procedimentos são feitos com sangue seco em papel-filtro, com o objetivo de identificar problemas de saúde tanto da mulher, quanto do bebê e integram o Programa Estadual de Proteção à Gestante de Mato Grosso do Sul (PEPG/MS). A proposta é propiciar o acesso das gestantes ao pré-natal e reduzir a mortalidade materno-infantil em Mato Grosso do Sul.

Realizando uma média de 3,2 mil triagens por mês, o PEPG/MS cobriu 93,24% do total de gestantes do Estado, desde que teve início, num período de quase 17 anos. “É uma parceria que só traz bons resultados”, salienta o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lembrando que o IPED (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos), da APAE de Campo Grande, é pioneiro na utilização de metodologias eficazes no diagnóstico de doenças durante a triagem pré-natal.

(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *