Turismo de Mato Grosso do Sul ganha dois prêmios nacionais

A segunda edição do Prêmio Nacional de Turismo teve como alguns dos destaques o turismo de Mato Grosso do Sul. A Cerimônia foi realizada em Belo Horizonte pelo Ministério do Turismo, que consagrou 19 iniciativas e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico no Brasil.

A Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Dados e Monitoramento Turístico, com o programa de Classificação Turística dos Municípios. Já o projeto Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim e Bonito) ficou com o bronze na ação Aproveitamento do Patrimônio Natural do Turismo.

O diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, foi empossado na presidência do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur) em ato que contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro. O vice-presidente do Fórum é Otávio leite, do Rio de Janeiro.

PROJETOS

O Programa de Classificação Turística dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Governo do Estado, busca fomentar o desenvolvimento da atividade turística em seus destinos turísticos. Com um sistema on-line, foi criada uma ferramenta de estímulo ao planejamento, gestão e marketing estratégico.

O programa contribui para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos de gestão pública, governança, sustentabilidade, infraestrutura turística e mercado.

Bruno Wendling concorreu ao prêmio destinado aos dirigentes e profissionais de destaque no turismo, na área governamental, e classificou como “uma vitória” chegar entre os três finalistas entre 200 participantes. Os premiados foram escolhidos por voto popular.

O prêmio conquistado pelo empreendimento Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, entre tantos outros colecionados pelos destinos, qualifica ainda mais o turismo de Bonito e região como modelo de exploração dos recursos naturais com proteção ambiental.

O projeto foi um dos 418 inscritos no edital voltado às Iniciativas de Destaque, um dos segmentos do Prêmio Nacional de Turismo. O ministro da pasta, Marcelo Álvaro Antônio, presente à cerimônia, destacou os avanços que o setor conquistou neste ano de 2019. “O turismo tem uma participação de protagonista no papel de desenvolvimento ou de recolocar o nosso Brasil nos trilhos. Alcançamos resultados extremamente positivos.”, celebrou.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *