Crianças venezuelanas chegam desacompanhadas ao Brasil

Centenas de crianças venezuelanas têm fugido para o Brasil sozinhas, correndo o risco de se tornarem vítimas de violência ou de serem recrutadas pelo crime organizado, alertou nessa quinta-feira (5) a ONG HRW (Human Rights Watch). Segundo a organização, as autoridades brasileiras estão falhando na proteção dessas crianças.

Segundo a entidade de direitos humanos, citando dados da Defensoria Pública da União, 529 crianças e adolescentes venezuelanos atravessaram a fronteira em Roraima desde maio. A HRW disse que quase 90% delas têm entre 13 e 17 anos e viajaram sozinhas ou com um adulto que não é seu parente ou responsável legal.

Estima-se que 4,6 milhões de venezuelanos fugiram do país que enfrenta uma grave crise econômica e política. Mais de 224 mil venezuelanos fugiram para o Brasil, onde muitos permanecem em Roraima devido ao isolamento da região em relação ao resto do país.

“O número total é provavelmente maior, pois algumas crianças e adolescentes podem não passar pelo posto de fronteira onde os defensores públicos da União conduzem as entrevistas”, disse a ONG.

A Human Rights Watch denunciou ainda que “não existe um sistema para monitorizar e ajudar as crianças e adolescentes desacompanhados após a entrevista de entrada” no Brasil. (João Fernandes com Poder 360 e DW)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *