Crédito privado vai manter retomada gradual do PIB em 2020

A oferta de crédito privado com o cenário de juros baixos vai proporcionar um ambiente favorável para o consumo das famílias, que é um fator importante para a manutenção da atividade econômica, analisa Alexandre Pierantoni, diretor da consultoria Duff & Phelps do Brasil.

“A melhora do PIB está sendo conduzida pelo consumo das famílias, impulsionada pela liberação dos saques do FGTS, e pelos juros mais baixos da história. Para manter esse ritmo de crescimento, tem de ocorrer agora uma expansão do crédito privado”, afirma.

Segundo Pierantoni, existem entraves na economia que impedem uma retomada mais acelerada do crescimento. As incertezas quanto aos avanços das reformas econômicas, o ambiente externo indefinido e as turbulências dos países da América Latina devem afetar os investimentos de curto prazo.

“Ainda não houve uma pressão inflacionária com a volatilidade do dólar e a tendência é que os juros devam permanecer em ritmo de queda. Com isso, há um estímulo lento para que o PIB caminhe para o patamar de 2% com a melhora da atividade econômica. O consumo das famílias é um importante ativo neste momento de retomada”, conclui. (Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *