Chuvas voltam neste mês, mas volume deve diminuir

Dezembro chegou sem o nível de chuvas esperado pela meteorologia. Neste mês, geralmente a combinação do calor intenso com as altas temperaturas traz muitos acúmulos em todo o Estado. No entanto, a previsão é de que as chuvas ainda fiquem abaixo do que foi registrado no ano passado.

Já as temperaturas continuarão acima dos 30°C graus e, mesmo com pouca possibilidade de chuvas, Mato Grosso do Sul pode registrar alagamentos em algumas regiões específicas.

Para Mato Grosso do Sul, a previsão é de retorno das chuvas de forma gradual a partir da região norte e, com isso, as temperaturas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média.

O meteorologista Natálio Abrahão ressalta ainda que, apesar das chuvas esporádicas durante o dia, os níveis são considerados inferiores em comparação ao mesmo período de 2018. Para este ano, o volume de chuva esperado é de 206 milímetros. Ainda assim, a região oeste deve ter chuvas abaixo da média.

De acordo com a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), Franciane Rodrigues, em 2019, a estação chuvosa, que devia ter começado em outubro, teve seu início em meados de novembro, configurando um atraso médio de 45 dias para o estabelecimento das chuvas. “Antes de tudo, é preciso estabelecer que a região do Pacífico Equatorial, onde se dá o Fenômeno La Niña e El Niño, está com temperaturas ligeiramente acima da média, mas que não excedem 0,5°C. Assim, há uma condição de neutralidade para ENOS (El Niño Oscilação Sul), que irá se manter nos próximos meses”, reforça a especialista.

Pela climatologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no período de 1981-2010, dezembro é um dos meses mais chuvosos do ano em Mato Grosso do Sul, no qual é esperada uma média geral de até 200 milímetros ao longo do mês e com as temperaturas variando entre 20°C e 33°C. (Thais Cintra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *