Gilmar Mendes libera investigação sobre Flávio Bolsonaro

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou a retomada de investigações sobre o senador Flávio Bolsonaro na sexta-feira (29). O filho do presidente Jair Bolsonaro é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por um suposto esquema de rachadinha no período em que era deputado estadual.

De acordo com informações da Folhapress, Gilmar derrubou uma liminar concedida por ele mesmo no dia 30 de setembro. O esquema no qual Flávio está supostamente envolvido consiste na prática da devolução de parte do salário dos funcionários para o deputado ou pessoas de confiança.

Em julho deste ano, o ministro Dias Tofolli determinou a paralisação de todas as investigações realizadas com base em dados sigilosos, sem autorização judicial prévia. Porém, na quinta-feira (29), o plenário do STF votou, em sua maioria, por liberar investigações com essas informações. Assim, Toffoli derrubou sua própria liminar, e Gilmar fez o mesmo nesta sexta.

“Considerando que a decisão paradigma [de Toffoli] que estaria sendo descumprida pelo ato reclamado não mais subsiste, não há que se falar em violação à autoridade desta corte, apta a ensejar o cabimento da presente reclamação”, escreveu Gilmar.

Apesar da decisão, o caso ainda segue em segredo de Justiça. 

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *