Há 80 anos nascia Tina Turner, a Rainha do Rock

Eu não tenho dúvidas, uma das maiores cantoras de todos os tempos foi Anna Mae Bullock ou como todos a conhecem Tina Turner. Cantora, compositora, dançarina e produtora nasceu em Nutbush no Tennesse no dia 26 de novembro de 1939. Muito jovem, Tina Turner começou cantando na igreja Batista que frequentava com a família. Sonhando em ser cantora profissional ela trabalhou como empregada doméstica em casas de famílias ricas. Casou-se muito cedo com o primeiro namorado e logo teve um filho, o que a fez e continuar como empregada doméstica. Neste meio tempo cantava em alguns eventos, mas sem obter sucesso, ou dinheiro suficiente que a fizesse mudar de vida.

Após graduar-se e investir em cursos técnicos, chegou a trabalhar como enfermeira em um hospital. Não demorou muito para começar a se destacar e ser conhecida pela sua musicalidade, isso a fez largar a enfermagem e se dedicar em tempo integral ao seu grande sonho que sempre foi a música. Foi num clube onde a irmã de Tina Turner era garçonete, que a mesma viu pela primeira Raymond Hill e Ike Turner se apresentado e ficou impressionada com os artistas. Todavia, eles ficaram mais impressionados que ela ao vê-la cantar. Não demorou muito e Tina foi convidada para ser backing vocal da banda da dupla.

Rapidamente ela ampliou o repertório e aprendeu a desenvolver a presença de palco que a tornou famosa mundialmente. Isso fez com que ela se tornasse a vocalista da banda. O grupo começava a fazer sucesso quando Tina e Ike engataram um namoro. Isso  fez com que eles se separassem cada um de seu cônjuge e assumissem o relacionamento, porém isso custou a sobrevivência da banda. Ao lado de Ike, Tina decide, então, formar uma dupla. A partir daí Tina Turner receberia tal nome artístico e faria um sucesso estrondoso com seu primeiro single “Fool in Love”, que ficou entre as mais tocadas na Billboard Hot 100. Um grande feito para época, se tratando de uma dupla em início da carreira.

Em meados dos anos de 1970, Ike havia se tornado um usuário compulsivo de drogas e constantemente agredia a cantora e a humilhava. Foi em uma dessas agressões que Tina Turner resolveu dar um fim ao relacionamento abusivo, e em 1978 deixou Ike Turner. Tina Turner seguiu carreira solo com alguns discos sem conseguir emplacar, até que em 1983 ela grava “Private Dancer” e faz um sucesso extraordinário mundialmente. Foram 5 milhões de discos só nos Estados Unidos e 11 milhões no mundo todo. Já em 1985 continuava, paralelamente, com sua carreira de atriz e fez uma participação especial no filme de sucesso “Mad Max além da Cúpula do Trovão”.

Na terça-feira a rainha do rock, como é conhecida, foi às redes sociais para dizer aos fãs que se sente bem com sua idade. Segundo ela, está tendo uma “segunda chance na vida”. “Eu estou com 80 anos. Vocês acham que eu estaria como? Mas, estou ótima e me sinto bem. Eu estou sobrevivendo a algumas doenças muito sérias. É como ter uma segunda chance na vida. Estou feliz por ter 80 anos”, disse a diva numa entrevista ao Daily Mirror, e repetiu o discurso no vídeo.

Enfrentando problemas de saúde desde 2013, quando sofreu um AVC, e em 2016, quando foi diagnosticada com câncer intestinal e falência renal, Tina conseguiu sobreviver graças a doação de um rim de seu marido, o executivo musical alemão Erwin Bach, de 63 anos. Tina Turner já vendeu mais de 200 milhões de discos, conquistou 12 prêmios Grammy e foi considerada pela revista Rolling Stone como uma das “10 Maiores Artistas de Todos os Tempos”, Tina Turner encerrou suas turnês há 10 anos e vive atualmente de forma discreta num chalé na Suíça.

(Texto: Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *