Confraria feminina coloca Campo Grande em evento mundial

Vem da França (por avião para diversos países do mundo) a celebração anual de uma bebida especial que, agora, tem Campo Grande como um dos pontos de comemoração, graças aos esforços da Confraria Feminina Meia Taça, que trouxe para a Capital na noite de sexta-feira a abertura do vinho Beaujolais Nouveau.

“O Beaujolais Nouveau é comemorado no mundo inteiro simultaneamente em 190 países. Era um desejo meu muito grande trazer esse evento para Campo Grande e eu tinha alguns empecilhos: primeiro era um bom parceiro que pudesse trazer o vinho, porquê é um vinho caro, que envolve uma megaoperação de logística porque você tem que fazer reserva em outubro, que obedecer certas regras, como que ele não pode ser aberto antes da data. Só pode ser aberto após o dia 21 de novembro depois da meia-noite. Se acontecer de o restaurante abrir antes, a importadora pode ser punida inclusive e o produtor pode não enviar mais o vinho nos anos seguintes. Então eu precisava de um parceiro sério que entendesse tudo isso· Essa festa a gente conseguiu fazer no ‘Terra das Águas’ esse ano, que é o primeiro”, explica a confreira, Claudia Banzer.

Produzido com a uva Gamay – plantada nos vinhedos localizados nas denominações Beaujolais na Borgonha – combina uma acidez natural elevada com poucos taninos, originando vinhos de corpo leve e bastante perfumados. Na região francesa, a Gamay, é plantada desde o século 14, sendo a única variedade permitida na produção do Beaujolais Nouveau.

“O Beaujolais que vamos provar é de um produtor muito renomado – o Joseph Drouhin – de grande prestígio, um dos mais reputados da Borgonha. Ele foi eleito por 16 anos consecutivos o melhor beaujolais da França. Tudo isso é muito legal e muito importante para nós. A gente trabalhou muito para poder trazer e comemorar junto com o mundo esse vinho. E como diz por aí no mundo inteiro: ‘Le Beaujolais nouveau est arrivé!’… o Beaujolais nouveau aterrisou em Campo Grande, agora a gente está no mapa também”, conta ainda Claudia.

Durante o evento de sexta-feira, a fisioterapeuta e vice-presidente da confraria, Telma Chiarapa, ressaltou ainda que com a celebração: “eu me sinto um pouco mais empoderada, nessa questão da feminilidade, do aprendizado, do network e é muito bom a gente conseguir conciliar o aprendizado com novas amigas”.

“O nosso trabalho também tem a questão instituicional, que doamos e fazemos campanhas frentes as necessidades e solicitações de empresas que precisam da nossa ajuda. Seja para asilos, crianças carentes… enfim, então a gente se sente sempre aprendendo, ajudando o outro e crescendo com o conhecimento e quanto mulheres empreendedoras”, faz questão de ressaltar a vice-presidente.

Beaujolais Nouveau passa por uma fermentação mais breve – sendo lançado no ano em que as uvas são colhidas – conhecida por maceração carbônica. No processo, os cachos inteiros das uvas são cobertos por gás carbonico e, sem a presença de oxigênio, parte do açúcar de dentro dos bagos é transformado em álcool sem necessidade de leveduras.

É com essa técnica que se preserva fresco e frutado o vinho, sem extrair taninos amargos das cascas da uva, apresentando notas típicas de banana, de frutas vermelhas e florais, que dão como resultado vinhos leves e cheios de fruta.

“É um momento muito importante porquê a Confraria se reúne mensalmente para aprender sobre vinho e, agora no final do ano, nosso último encontro é em novembro e resolvemos fazer o evento com o Beaujolais para comemorar essa trajetória dessas mulheres, que todo mês se encontram para conversar, falar, degustar sobre vinho em um momento descontraído. É um sunset que a gente vai poder provar um vinho extraordinário”, finaliza Claudia Banzer.

(Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *