PSDB não confirma apoios ou alianças em 2020

Os rumos do PSDB-MS (Partido da Social Democracia Brasileira), em Mato Grosso do Sul, para o ano que vem são um mistério até agora. No partido, tanto o presidente regional Sérgio de Paula, quanto o governador Reinaldo Azambuja, não ousam sinalizar alianças ou apoios. A divulgação de decisões será feita em março, conforme a sigla.

O presidente regional, Sérgio de Paula, comentou ontem (25) sobre a resolução assinada pelo presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, determinando que os municípios com mais de 100 mil eleitores lancem candidaturas próprias para concorrer ao Executivo na eleição em 2020.

Em entrevista à imprensa, De Paula não fez confirmações se o partido lançará candidato em Campo Grande ou se fará aliança para a reeleição com o prefeito Marquinhos Trad (PSD). Sobre a posição nacional, De Paula disse que a decisão final é dos estados, apesar da resolução e repetiu que todo o partido busca poder. “Todo partido busca poder, de forma natural e normal. Agora, temos que saber o que é melhor para Mato Grosso do Sul. O governador Reinaldo Azambuja terá peso nessa decisão”.

Cumprindo agenda em Dourados, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também se esquivou ao ser questionado pela imprensa sobre o possível apoio ao líder do governo na Assembleia, deputado estadual Barbosinha (DEM) para disputa da prefeitura local e demais políticos do segundo maior município do Estado.

Segundo o site O Progresso, o governador disse que qualquer nome que o apoiou na reeleição em 2018 poderá disputar as eleições em Dourados com o seu aval. O tucano teria dito que “todos podem ser candidatos”, dando exemplo do deputado estadual Marçal Filho e do secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, ambos da mesma sigla.

Ainda conforme divulgado pelo Progresso, Reinaldo chegou a citar o nome do deputado Renato Câmara (MDB), sinalizando uma aliança e que o PSDB não faz questão de candidatura própria em Dourados.
“É uma questão local e o Estado não interfere. Nós não nos elegemos sozinhos e sim com aliados; e no ano que vem queremos convergência de entendimento onde for possível, apoiar os aliados que nos ajudaram na reeleição e fazer uma boa pactuação política, que depende de conversa. Acho prematuro antecipar esse processo”, disse o governador.

O PSDB busca fortalecimento da sigla e no final de semana, os líderes, Sérgio de Paula, deputado estadual Paulo Corrêa e deputado federal Beto Pereira percorreram cidades do interior onde fizeram filiações.

Em Aral Moreira, foram filiados o vice-prefeito, Wilson Gonçalves e lideranças indígenas em um total de 45 pessoas e no município de Juti, a prefeita Elisângela Martins Biazotti dos Santos, conhecida como Laka também assinou a filiação.

(Texto: Andrea Cruz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *