Prefeitura abre inscrições de concursos para professores

A prefeitura publicou no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) a abertura das inscrições do processo seletivo para professores temporários atuarem nas unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande. As inscrições vão até o dia 8 de dezembro. De acordo com o presidente da ACP-MS (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Souza Nobre, esse processo seletivo foi elaborado junto com o sindicato e será bastante transparente.

“O documento foi construindo junto com o sindicato e muito bem elaborado, seguindo as exigências do Ministério Público, do Tribunal de Contas, que se faça processo seletivo de prova ou titulação para ter uma lista de ranqueamento e a partir disso, você vai de acordo com essa lista, então, não tem mais nenhum um tipo de indicação nem do diretor escolar, nem da secretária, nem do prefeito, ninguém consegue indicar, é pelo processo seletivo”, garante.

Conforme o texto, o processo seletivo será organizado, coordenado e executado por uma comissão designada pela Semed (Secretária Municipal de Educação), constituída por servidores da pasta. O processo ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira a validação da inscrição on-line, de caráter eliminatório, e a segunda da avaliação dos títulos, de caráter classificatório. Segundo Lucílio, todos deverão participar do processo seletivo, inclusive os professores concursados.

“Isso é o princípio da isonomia, então, todos que queiram pegar aula ano que vem devem participar do processo, tanto os efetivos quanto os professores convocados. O concursado participa do processo, mas, pelo fato dele ser efetivo, ele tem uma pontuação diferente, assim também no critério de desempate, ele vai ter vantagem, inclusive, o primeiro critério de desempate é ser efetivo caso ocorra empate na pontuação. Outra coisa também é que o efetivado vai poder receber no vencimento dele”, explica.

Os candidatos podem se inscrever no site www.campogrande.ms.gov.br/semed, link cadastramento de professores temporários/2010 e, caso, o candidato realize mais de uma inscrição, será considerada apenas a última. Para comprovar a inscrição, o candidato deverá imprimir o comprovante em duas vias, com número de protocolo e dados pessoais e profissionais, o qual confirmará a inscrição e estabelecerá os documentos a serem apresentados na avaliação de títulos.

A listagem dos inscritos e a programação de entrega de títulos, com horário, data e local serão divulgadas no site, conforme cronograma e se o nome do candidato não estiver constando na listagem, ele terá dois dias úteis, a contar da data da publicação, para recorrer, mediante preenchimento de requerimento, com o protocolo impresso e entregar na DLM (Divisão de Lotação e Movimentação) da Semed para análise e retificação, quando couber, consoante especificado no cronograma.

Troca de APE por AEI

Vale ressaltar que no meio do ano a prefeitura substituiu alguns APEs (Auxiliar Pedagógico Especializado) por AEIs (Assistente Educacional Inclusivo). A decisão criou uma revolta, principalmente, entre os pais que possuem filhos que necessitam de atendimento especializado nas escolas. Inclusive, professores e pais chegaram a fazer um protesto, em julho, em frente a prefeitura de Campo Grande assim que souberam da troca. Na época, por meio de nota, a Semed afirmou que as 2,5 mil crianças irão permanecerem acompanhadas pela equipe técnica da Divisão de Educação Especial da Reme e, ainda, que vai oferecer aos AEIs selecionados no processo seletivo, cursos, formações continuadas, além de recursos pedagógicos de acordo com a especificidade de cada aluno. A informou ainda que os alunos com comprometimento severo continuariam sendo atendidos pelos APEs.

(Texto: Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *