Desempenho industrial de MS de outubro fica em 55,7 pontos

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) registrou em outubro a marca de 55,7 pontos, e com o valor, o índice soma os 17 meses acima dos 50 pontos. Foi o que apontou o Radar Industrial da Fiems, indicando ainda que na comparação com o mês de setembro deste ano, quando chegou a 56 pontos, o panorama retrata um cenário de estabilidade.

Para o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, entre outubro e o mês anterior foi possível perceber um incremento na participação das empresas com estabilidade em 56,7% dos estabelecimentos, contra 59,2% no mês de setembro, além disso, foi possível observar uma crescente produção, impulsionada ainda pela estabilidade da confiança do consumidor.

“Já as empresas que apresentaram expansão responderam por 23,9% do total, contra 15,5% no mês anterior. Contudo, mesmo com o IGDI sinalizando uma acomodação no ritmo de atividade, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue otimista em relação aos próximos seis meses, com os índices de intenção de investimento e confiança permanecendo em patamares elevados.

Nos dados consolidados constata-se que o IGDI segue acima dos 50 pontos (no acumulado do ano). Indicando que, na média geral, o desempenho foi satisfatório, segundo a percepção da maioria dos empresários respondentes”, opinou.

Para obter o índice de outubro foram levados em conta cinco variáveis: emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança. Nesta edição o IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/ UFMS). (Michelly Perez com Fiems)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *