Brasil pedirá verba para combate ao desmatamento

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles afirmou, na quarta-feira (21), ao lado de governadores da Região Amazônica, que o Brasil irá participar da COP-25 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas) em Madri para pedir ajuda financeira no combate ao desmatamento na Amazônia.

Salles afirmou que o país usará a cúpula mundial para buscar recursos estrangeiros “que foram prometidos”. O evento será realizado de 2 e 13 de dezembro.

“Se o Brasil presta serviços ambientais ao clima e ao planeta, se a Amazônia tem índice de conservação considerável, o outro componente do acordo, a contraprestação financeira, precisa se concretizar”, disse o ministro.

A Conferência tem como pauta a implementação do Acordo de Paris, do qual o Brasil faz parte (apesar de o governo ter ameaçado abandonar a aliança). Outro assunto a ser discutido é a distribuição do fundo de US$ 100 bilhões por ano, a partir do ano que vem, para custear iniciativas de combate às mudanças climáticas nos países emergentes.

A COP-25 seria em Salvador (BA), mas foi cancelada e marcada para ser realizada no Chile. Depois foi transferida do país sul-americano devido à onda de protestos na região para a capital espanhola. (João Fernandes com Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *