Pesquisa indica disputa apertada à Presidência do Uruguai

“Se tivermos de ir para a oposição, vamos”, disse o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, da coalizão governista de centro-esquerda Frente Ampla, depois da divulgação de nova pesquisa que confirma o favoritismo, embora apertado, da oposição na eleição do próximo domingo (24).

Os números, de uma das consultoras mais confiáveis do Uruguai, a Cifra, apontam uma diferença estreita entre o líder, o centro-direitista Luis Lacalle Pou (Partido Nacional), com 47% das intenções de voto, e o candidato do governo, o centro-esquerdista Daniel Martínez (Frente Ampla), que soma 42%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Mujica disse que poderá fazer parte de uma “oposição construtiva”, mas insistiu que ainda crê numa virada. “Sou um lutador. Se não der certo desta vez, que fique claro que lutei.”

Uma pesquisa anterior, divulgada em 5 de novembro, mostrou os mesmos números: Lacalle Pou com 47% e Martínez com 42%. No entanto, ela havia sido feita por um instituto diferente, o Equipos.

No primeiro turno, Martínez teve 39% dos votos, e Lacalle Pou, 28%.

Enquanto Martínez, um engenheiro de 62 anos, propõe a continuidade das políticas da Frente Ampla, que governa desde 2005 e busca o quarto mandato, Lacalle Pou, um advogado de 46, sugere mudanças em gastos públicos, comércio e política externa.

É sobre os indecisos que ambos os candidatos estão focando suas esperanças —eles somaram 6% na pesquisa mais recente.

Porém, como a Cifra indica, esse voto concentra-se mais na parte rural do que em áreas urbanas. Com isso, o partido Nacional leva vantagem, porque é no campo que costuma ser mais popular, enquanto o Frente Ampla tem suas bases eleitorais nas cidades.

Na quinta-feira (21), data-limite para a divulgação de pesquisas, os principais institutos lançarão novas sondagens, com a possibilidade de haver menos indefinidos. (Folha de S. Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *