Pratón: Lava Jato mira ex-presidente do Paraguai

O ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão preventiva em desdobramento da operação Lava Jato nesta terça-feira (19). A operação batizada de Patrón, da PF, visa cumprir 37 mandados judiciais Armação dos Búzios (RJ), em São Paulo (SP) e em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai.

 A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal fluminense. A suspeita é que ele tenha ajudado Dario Messer a fugir do Brasil. Messer, apontado pela PF como o maior doleiro do país, é investigado desde os anos 1980 por envolvimento em diversos escândalos nacionais.

Dario era próximo do ex-presidente paraguaio. De acordo com o jornal ABC Color, em reportagem publicada em junho de 2017, o doleiro era tido “como um irmão para Cartes.” Quando teve a prisão decretada no Brasil, ele fugiu para o Paraguai e teria tido apoio de pessoas ligadas à Cartes.

A investigação identificou cerca de US$ 20 milhões ocultados, sendo mais de US$ 17 milhões em 1 banco nas Bahamas. O restante foi pulverizado no Paraguai entre doleiros, casas de câmbio, empresários, políticos e uma advogada.

A ação é um desdobramento da operação Câmbio, Desligo. Aproximadamente 100 policiais federais participam da ação em parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e a Receita Federal. (João Fernandes com Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *