Grupo apresenta espetáculos com características da umbanda

Na Capital, no mês de novembro, acontecem dois espetáculos que agitarão a cena cultural de Campo Grande, o “Terreira” e o estudo coreográfico “Sal”. Os trabalhos são do Núcleo de Investigação em Danças Populares Brasileiras da UEMS – vinculado ao curso de Artes Cênicas. A ideia é fazer investigações sensíveis-corporais realizadas em terreiros de umbanda.

As atividades são orientadas pela professora doutora Gabriela Salvador, diretora do grupo e os trabalhos cênicos tratam das impressões de cada um dos integrantes do grupo que foram ao terreiro e trouxeram para a cena, os atravessamentos sensíveis destes campos de pesquisa.

Segundo a professora Gabriela Salvador, “Terreira” representa corpos férteis. “Semeados com imagens, sensações, cheiros e sabores da umbanda, regados com o inconsciente, cultivados em movimentos que dançam em terrenos/terreiros de cultura, resistência e fé. É um espetáculo de danças brasileiras, dançado por brasileiras e brasileiros e pelos mitos e crenças cravados em nosso imaginário e em nossa musculatura”, explica Gabriela Salvador.

Já “Sal”, segundo ela, são “… vestígios de outras eras, camadas, outras almas. Uma mulher, vinda de muito longe, desfila no longo caminho que a tornou cansada. Cansada do peso de tantas vidas que sua herança humana acumula”.

Apresentações

Terreira: Dia 19/11, às 20h no SESC-Cultura (Campo Grande –MS)

Dia 21/11, às 18h no evento ADOCE-Dança na UUCG da UEMS

Sal: Dia22/11, às 16h no evento ADOCE-Dança na UUCG da UEMS

Dia 23/11, às 20h na sede do Teatral Grupo de Risco (Campo Grande-MS)

(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *