Reativação de termelétrica impulsiona mercado de MS

Começando com o “pé direito”, o Grupo Delta Energia, anunciou a entrada no mercado de geração de energia com a aquisição da usina termelétrica, UTWA. A estimativa é de que a unidade inicie as suas operações já no segundo semestre de 2020, com uma capacidade instalada de gerar 190 MW utilizando gás natural ou óleo diesel.

Representantes do Grupo, afirmam e acreditam que o novo empreendimento marca o caminho para um futuro promissor para o mercado de gás natural, com maior competitividade e com vistas à promoção de novos investimentos na cadeia do setor elétrico nacional.

A compra coloca a Delta Energia como uma das principais organizações do setor energético do país. Segundo Marconi de Araújo, presidente da Delta Geração, esse momento é a porta para novos campos de atuação. “A compra da usina é a porta de entrada em geração de energia e amplia nosso campo de atuação, já consolidado em comercialização de energia e gestão de fundos de investimento”, afirma.

Além de novos horizontes na produção de energia, o empreendimento vai impulsionar a arrecadação de tributação por partir do Estado. “Há de considerar ainda os tributos gerados pelas atividades que indiretamente serão incrementadas pela atividade da geração de energia”, completa Araújo.

Presente no ato de transferência dos ativos, o governador Reinaldo Azambuja pontuou que já possui a expectativa de aumentar a geração de empregos e vai proporcionar ainda uma estabilidade do setor elétrico. “Temos expectativas de maior geração de energia e de ampliação do número de empregos. A ativação da termelétrica também é importante do ponto de vista da estabilidade do setor elétrico, uma vez que ela não depende da sazonalidade climática, como as usinas hidrelétricas”, acredita.

A MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul), já iniciou juntamente como o Grupo Delta as negociações para fornecimento do combustível para a operação, foi o que explicou o diretor-presidente da MSGás, Rudel Trindade. “O Governo do Estado tem se articulado para conseguir suprimento de gás para o empreendimento”, conta.

Histórico

A Delta Energia se destaca entre as maiores empresas do país, transacionando um montante superior a 5 mil MW médios, o equivalente a 8% do consumo de energia brasileiro. É responsável pela gestão de cerca de 2.700 MW médios de consumidores livres e geradores e possui mais de 500 clientes no mercado livre.

Em seus 18 anos de existência, a empresa iniciou suas atividades em comercialização de energia elétrica, passou a atuar no mercado de biocombustíveis e na estruturação dos dois maiores fundos de investimentos em energia do Brasil.

(Texto: Michelly Perez com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *