Luan Pimentel treina com foco em competição no Canadá

O judoca de Camapuã, Luan Pimentel, 21, está entre os 13 convocados para a última etapa de preparação junto à Seleção Brasileira da categoria. Os paratletas se reúnem nos tatames do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), entre os dias 1 e 20 de dezembro. A lista foi divulgada na segunda-feira pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).

O alvo dos atletas que estarão no treinamento é o IBSA Judo American Championship do próximo ano, que será realizado em Montreal, Canadá, entre os dias 10 a 15 de janeiro. Em 2017, Luan participou pela primeira vez da competição que rolou em São Paulo e conquistou a medalha de prata. Em 2018, no Canadá, foi campeão. Neste ano, em Lima, no Peru, foi ouro na categoria até 73 kg.

Com os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a preparação se intensifica ainda mais. “Toda minha periodização e treino físico estão sendo voltados para esse campeonato [IBSA], que vale muitos pontos no ranking mundial. Estamos na reta final das competições antes das paralimpíadas. Participando do ciclo fico perto da vaga”, ressalta.

Será a sexta etapa de treinamento deste ano. Em todas, o judoca com baixa visão, decorrência do albinismo, esteve presente. “Já aprendi muito durante esses três anos que estou participando dos treinamentos e competições. Como lá juntam os atletas da seleção, os treinos são bem mais intensos”, fala.

Ele ressalta o treino que aconteceu no Japão, no meio do ano, que também teve a duração de quase três semanas. “Eles mobilizam muita gente, então fazemos randori [treino de luta] com bastante intensidade. Esse volume é o que diferencia os treinos lá e aqui. Isso fez com que eu tivesse uma grande evolução e adquirisse estímulo para melhorar”, completa.

Com isso, passará suas férias nos tatames. “Muitos atletas vão sair de férias aqui, isso acaba diminuindo a intensidade dos treinos. Então vou me manter treinando até o pessoal voltar para ficar bem preparado”, finaliza.

(Texto: Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *