Ford vs Ferrari é a estreia da semana

(Texto: Marcelo Rezende)

“Ford vs Ferrari” é a estreia da semana e a obra promete. O filme, baseado em eventos reais, conta a história de uma equipe excêntrica e determinada de engenheiros e designers americanos, liderada pelo visionário do ramo automotivo Carroll Shelby e seu motorista britânico Ken Miles, que são despachados por Henry Ford II e Lee Iacocca com a missão de construir o icônico Ford GT40, um novo carro de corrida com potencial para finalmente derrotar a supremacia da equipe da Ferrari na corrida das 24 Horas de Le Mans de 1966, na França. O fato é que a obra de arte de Shelby mexeu com o rumo da história. Nos quatro anos consecutivos, só dava Ford no lugar mais alto do pódio de Le Mans. Além de quebrar a hegemonia da marca italiana, a Ford foi a primeira empresa norte-americana a vencer a corrida.

A trama é ambientada durante a década de 1960, e a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo aprovou a produção dirigida por James Mangold (“Logan”).

Rafaela Gomes, do site Cinepop, deu quatro estrelas para a produção. “James Mangold resgata um hiato do passado das corridas de alta performance em ‘Ford vs. Ferrari’ de maneira poética e envolvente, em uma narrativa que deixa a suntuosidade que cerca esse meio esportivo elitista para contar a história de uma tenra parceria.” 

O site de entretenimento e canal do YouTube “Collider”, por meio de Adam Chitwood, também deu quatro estrelas ao filme e ressaltou o lado humano do filme. “É executado com tanta clareza, com tanta confiança e domínio artístico, que sobe acima de sua estrutura familiar para se tornar um filme de corrida empolgante, atraente e ótimo, que remonta aos bons velhos tempos, quando os estúdios de cinema gastavam dinheiro em histórias sobre seres humanos.”

Todd McCarthy, da revista especializada em entretenimento “The Hollywood Reporter”, destacou o desempenho de Damon e Bale. “Uma história de vida real encorpada e emocionante, na qual os homens ao volante são tão dinâmicos quanto as máquinas que dirigem. Liderado por excelentes performances de Christian Bale e Matt Damon como lendas das corridas, é um filme bem construído em todos os aspectos.”

Sandy Schaefer, do site Screen Rant, também elogiou a obra. “Transcende suas aparências biográficas para proporcionar uma experiência agradável tanto para os pilotos quanto para os novatos em carros de corrida. Entre suas emocionantes sequências de corridas e os comentários subjacentes, o filme dá um toque divertido à biografia esportiva tradicional.” 

Odhara Caroline Rodrigues, que escreve para a revista “Auto Esporte” elogiou a interação Damon e Bale. “No fim, Ford vs Ferrari é um drama de ação. Não foge dos clichês do gênero, como discursos emocionantes e relacionamentos familiares tomando o centro do palco. As interpretações de Damon e Bale, principalmente a deste último, estão no ponto certo – não é à toa que os dois estão na disputa por uma indicação de Oscar de Melhor Ator e, se houvesse uma categoria que homenageasse a melhor dinâmica entre dois atores na tela, os dois seriam candidatos de peso nesta temporada. Ou seja: você comprará o ingresso pelos carros e ainda ganhará um drama bem construído que se sustenta ao longo das duas horas e meia de filme.”

 “Ford vs Ferrari” é a estreia de hoje nos cinemas do país e a classificação é 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *