Confira o que abre e fecha nesse feriado

Devido ao feriado nacional de Proclamação da República, alguns setores públicos não irão abrir nesta sexta-feira (15).

Na quinta-feira (14), o expediente ocorre normalmente em todas as secretarias estaduais. Confira abaixo o que abre e o que fecha neste feriado, além de algumas dicas para evitar a correria pré-feriado.

HEMOSUL

As unidades de atendimento do Hemosul funcionam normalmente nesta quinta-feira, e fecham no feriado. No sábado (16), o Hemosul Coordenador e o Hemosul de Três Lagoas terão atendimento especial das 7h às 12h.

AGENFA

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior do Estado estarão fechadas no feriado. O atendimento se normaliza na segunda-feira (18). Porém, a emissão de guias pode ser feita no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

DETRAN

As agências do Departamento Estadual de Transito (Detran) em todo Estado estarão fechadas no feriado de sexta-feira (15.11), e o atendimento será retomado na segunda (18.11).

FÁCIL

Nas quatro unidades do Fácil na Capital: Fácil Guaicurus, Fácil General Osório, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês, não haverá expediente no feriado de sexta-feira (15.11). Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (18.11).

JUCEMS

No feriado a Jucems não abrirá, e o atendimento ao público será retomado na segunda-feira (18). Porém, a Junta Digital possibilita a realização de diversos serviços através da internet.

TECNOLOGIA

Além do atendimento presencial nesta quinta-feira (14) e na segunda-feira (18), o avanço da tecnologia permite que alguns serviços ofertados pelo Governo de Mato Grosso do Sul sejam feitos também pela internet, proporcionando agilidade na resolução das demandas e facilitando a vida do cidadão.

Dentre os serviços que possuem essa modernidade está a emissão de guias das Agencias Fazendárias direto no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz), ou mesmo os serviços da Jucems que é 100% digital, e os serviços ficam disponíveis 24 horas, incluindo finais de semana e feriados.

BOLETOS A VENCER

O que fazer quando o feriado cai em dia de semana e justo no dia que as contas irão vencer? Não se preocupe! É possível antecipa-las, ou efetuar o pagamento no próximo dia útil sem acréscimo de multas ou juros. Esse direito é garantido pelo artigo 1º da Lei 7089/83 para boletos e faturas como cartão de crédito, carnês, serviços públicos (água, energia, telefone) e empréstimos.

A regra também vale para contas de estabelecimentos que abrem aos finais de semana, como lojas de departamento. Ou seja, se o seu boleto iria vencer nesta sexta-feira (15.11), feriado de Proclamação da República ou no sábado (16.11), será possível efetuar ou agendar o pagamento para segunda-feira (18.11) sem nenhum prejuízo.

(Texto: Karine Alencar com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *