Tabata é listada entre as 100 mulheres influentes do mundo

A lista das 100 mulheres mais influentes do mundo, que todo ano é elaborada pela BBC, traz uma novidade brasileira neste ano, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP). Tabata representa o Brasil nessa relação junto com a filósofa Djamila Ribeiro e entrou no rol de mulheres mais influentes do mundo por conta do ativismo em prol da educação.

“Tabata Amaral, uma das mulheres mais jovens do congresso do Brasil, chamou a atenção nacional este ano quando um vídeo dela questionando o ministro da Educação do país se tornou viral”, explica a BBC. O portal ainda destaca a trajetória de vida da deputada na página em que justifica as escolhas deste ano: “A jovem de 25 anos cresceu nos arredores de São Paulo, onde perdeu o pai por dependência de drogas. Dedicando-se à sua educação, ela ganhou um lugar na Universidade de Harvard com uma bolsa de estudos completa e se formou em Ciência Política e Astrofísica. Como parlamentar, suas principais agendas são educação, direitos das mulheres, inovação política e futuro sustentável”.

Em entrevista à BBC, Tabata explicou que a educação é a escolha que ela decidiu dar para a desigualdade social que marcou a sua trajetória e de vida que levou a maior parte dos seus familiares e amigos a um destino diferente do seu. “Eu não queria estar em nenhum outro lugar no mundo. […] É aqui [no Congresso] que vou travar a batalha que eu preciso travar”, disse a deputada, que compartilhou o vídeo gravado com a BBC nas suas redes sociais.

A deputada também fez questão de destacar outras pautas que têm marcado o seu discurso no Congresso, como a representatividade feminina na política brasileira. “Minha maior esperança para o futuro das mulheres no Brasil é que nossa luta por direitos iguais, por oportunidades iguais seja tão consolidada que a próxima geração de meninas nascerá sem conhecer limites para seus sonhos”, disse. (Congresso em Foco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *