Bolsonaro recebe líderes da China e Índia hoje

O presidente Jair Bolsonaro se reunirá nesta quarta-feira (13), em Brasília, com o presidente da China, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em encontros bilaterais às margens da cúpula oficial dos Brics.

A reunião anual que ocorrerá entre esta quarta e quinta será limitada aos encontros entre os líderes brasileiro, russo, indiano, chinês e sul-africano, sem a participação tradicional de outros países da região onde a cúpula é celebrada. O continente está passando por convulsões e as posições do Brasil divergem das de Rússia e China em questões como a crise na Venezuela.

Bolsonaro, pouco afeito aos rodeios da diplomacia, terá que atuar esta semana como um verdadeiro equilibrista, ao tentar fortalecer os laços com seu colega chinês sem se indispor seu principal aliado Donald Trump.

Maior parceira comercial do Brasil, com quem teve um fluxo comercial de 98,7 bilhões de dólares no ano passado, a China compra vastas quantidades de commodities brasileiras. A demanda chinesa por soja e outros produtos agrícolas disparou em meio à guerra comercial de Pequim com os Estados Unidos.

Na quinta-feira, 14, Bolsonaro ainda tem encontros bilaterais marcados com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa. (João Fernandes com Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *