Proposta visa instituir “Dia do Pantanal” no MS

O deputado Renato Câmara (MDB) apresentou um projeto nesta terça-feira (12) que visa instituir o Dia do Pantanal no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Na proposta, Câmara lembrou que o Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco.

A data definida para a comemoração anual vai de encontro com a já existente pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), 12 de novembro. Instituído em 2008 pelo Conama, o dia é uma homenagem ao professor e ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo. Em 2005, como uma forma de protestar contra usinas hidrelétricas no Pantanal, Francelmo ateou fogo no próprio corpo na Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande.

Conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os incêndios que atingiram o Pantanal no mês passado e início de novembro destruíram 122 mil hectares de vegetação.

Para controlar os focos de incêndio, foram mobilizados bombeiros militares, funcionários do Ibama, Prevfogo e Defesa Civil, policiais militares, além de militares ambientais, rodoviários federais e grupamento aéreo.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Agência ALEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *