Governo estadual quer apoio para revitalização da Malha Oeste

Por IZABELA CAVALCANTI (JORNAL O ESTADO MS) – Representantes de 15 municípios se reuniram para se atualizarem sobre a situação da ferrovia Malha Oeste e a viabilidade da revitalização do trecho de Três Lagoas a Corumbá e Campo Grande a Ponta Porã.

As cidades participantes são Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Ladário, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã e Dourados.

Titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o secretário Jaime Verruck detalhou a situação precária da ferrovia atualmente, a alta demanda de produtos, a possibilidade de alcançar mercados externos e a necessidade de empenho de todas as partes para viabilizar a reestruturação do trecho. “O Governo do Estado tem atuado ativamente neste assunto, mas agora precisamos do apoio dos municípios”.

A ferrovia é elemento crucial para o modal sul-mato-grossense, podendo ser um dos principais canais de escoamento da produção agrícola e industrial. Atualmente três contratos mantém a Malha-Oeste ativa, com a Suzano, Vale e a Arcelor Mittal. Mas a demanda pela ferrovia é alta, como o transporte de minério, por exemplo, hoje todo feito via ferrovia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *