Gabaritos do Enem ficarão disponíveis na quarta-feira

Os gabaritos oficiais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) saem na quarta-feira (13) juntamente com os cadernos de questões das provas dos dias 3 e 10 de novembro. São três locais para consulta como o site do Enem, vinculado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela aplicação do exame, aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.

Dos 70.396 inscritos para realizar o Enem em Mato Grosso do Sul, 21.541 candidatos não compareceram, elevando o índice de ausentes para 30,60% neste ano. No primeiro dia, mais de 17 mil não fizeram as provas.

Para segundo o dia, conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame teve o maior índice de participação da história: 72,9%. Sobre as eliminações, ao todo, foram 747 candidatos desclassificados, sendo que 376 participantes já haviam sido eliminados na primeira semana.

Neste ano a principal mudança na prova foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Dentro desse cômputo também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo. A contagem é realizada desde 2009, quando o Enem adquiriu o formato atual.

De 1998 a 2008, havia só um dia de exame.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). E quem tem o sonho de estudar fora do Brasil, pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Reaplicação

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o estudante que se sentiu prejudicado no Enem por problemas logísticos vai poder acionar o Inep, pela Página do Participante, até o dia 18 deste mês. Os casos serão analisados e o participante poderá refazer a prova. São considerados problemas logísticos pelo edital do Enem: desastres naturais que prejudiquem a aplicação por comprometer a infraestrutura do local, falta de energia elétrica e erro na aplicação pelo aplicador. O resultado da solicitação pode ser consultado na Página do Participante, no dia 27 de novembro.

(Texto: Thais Cintra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *