Artista arrecada fundos para expôr desenhos em Londres

Alcançando além das fronteiras da imagem, do sentido e da própria distância física, as obras da artista regional Letícia Giglio – subjetivas em forma e carregadas de sentimento – tem a chance de figurarem pela The Brick Lane Gallery, em Londres. Por meio de processo seletivo Giglio foi convocada para “gritar em silêncio” na Capital Britânica, precisando agora custear passagem, além da taxa de hospedagem da galeria no valor de 600 libras esterlinas, para concretizar essa oportunidade de ser ouvida e compreendida “num mundo onde ninguém se enxerga mas se vê”, como define a artista.

“Bem, representou sobretudo reconhecimento de quem eu sou, do que eu faço, da importância disso para outras pessoas além de mim mesma. O reconhecimento é uma busca inerente a todo ser humano, não necessariamente financeiro mas esse tato com o outro que a arte nos desafia e nos proporciona”, explica a escritora e artista visual e da dança, em entrevista ao caderno de Artes&Lazer.

Independente, autodidata nas artes visuais, Letícia Giglia comenta ainda que durante a criação: “meus processos de criação vem muito de minhas vivências, minha bagagem de vida e de como me sinto e reajo a tudo oq me cerca e se passa dentro de mim”.

“Desde um rabisco num bloquinho a uma tela grande e olha, é incrível quando alguém se identifica com isso por que, essa pessoa está se identificando diretamente comigo, com o que eu sinto”, conta Giglio.

Ainda desse processo de sua criação, trabalhando suas técnicas principalmente em carvão; tintas acrílica e aquarela, como também à canet, até o momento que a obra sai de suas mãos para ilustrar a rotina de uma terceira pessoa, Letícia explica que: “então há uma completude da obra, ela finalmente se externaliza pelo olhar de outra pessoa, o que pra mim, é uma das mil possíveis definições do que é arte. Entao o semtimento é de reciprocidade e completude”.

Para Letícia, todas as obras vem para provocar, questionando por meio dos traços que, segunda a autora das obras, dialoga com a loucura; com o que não se entende em palavras mas é sentido. Em sua visão de arte, suas obras permitem ao leitor as mais diversas interpretações, do que é belo ao susto; do susto ao espamos; da própria loucura ao absurdo, do que é e do que era para ter sido.

Em meio à traços subjetivos ao entendimento, é possível por padrões de forma identificar a profundidade dos temas representados com o próprio “eu artístico” e pessoal da própria Letícia, com imagens que permeiam o universo feminino e dos julgos colocados sobre a mulher do século 21.” Me enxergo e sou eu em cada obra minha, retrato minhas lutas enquanto mulher num mundo macho, que desvaloriza a arte e ainda desvaloriza muito a arte feita mulheres”, ressalta.

“Procuro ser honesta comigo mesma em cada sentimento que expresso nas pinturas e nos desenhos. Retrato o ódio que sinto, a estaticidade que sinto do mundo com relação ao feminino e, por conseguinte, a mim mesma”, completa ainda Letícia Giglio.

Serviço: É possível encontrar as obras da artista através do Instagram @gi.glio e Facebook Letícia Giglio (ou mesmo pessoalmente). Você pode contribuir na vaquinha através do endereço eletrônico vaka.me/788450 ou por depósito na Conta Poupança 00011171-1 da Caixa Econômica em nome de Letícia Martinez Giglio CPF 044.618.721-65. Ag. 0258, operação 013.

(Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *