Acessórios tornam os felinos frustados e nervosos

Coleiras com guizos, Não!

Muitas pessoas não sabem, mas os guizos nas coleiras dos gatos ” aquela bolinha que faz barulhinho quando o bichinho anda ” causa incômodo para eles. Por facilidade ou convenção, a maioria das pessoas acaba deixando ele ali e até acha legal o barulho para saber onde o gato está.

O guizo vai contra a natureza dos felinos e, por mais que muitos não demonstrem, aos poucos os animais vão se tornando frustrados e nervosos, explica o zootecnista e professor, mestre em Comportamento Animal, do Curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Diogo César Gomes.

“Obviamente que tais motivadores atendem somente aos aspectos humanos, e são extremamente desaconselháveis para utilização nos gatos quando levamos em consideração suas necessidades biológicas. O guizo produz som que pode variar de objeto a objeto, mas que, independentemente disso, de forma continuada pode produzir grande desconforto no felino. O som impede comportamentos característicos e normais na espécie como a distância social, o isolamento e a segurança de locais pessoais. Pode atrapalhar a interação social entre animais e é um incômodo nos passeios, na exploração de ambientes e em caçadas”, explica o especialista.

A audição dos gatos é extremamente desenvolvida e compete com a canina em termos de capacidade, sendo assim a sensibilidade às frequências e amplitudes sonoras pode gerar dor, dependendo do animal e da intensidade, além de incômodo e irritabilidade. Para que os tutores não prejudiquem a saúde do animal, é necessário estarem atentos com as outras formas de localizá-los e atender a necessidade biológica de cada bichinho.

“Existem várias opções de acessórios ou estratégias de localização dos animais, como chips, que dispensam a utilização do guizo. Dessa forma, pensando em bem-estar animal é fundamental que o tutor compreenda as necessidades de seu gatinho e proporcione a ele condições mais adequadas às suas exigências biológicas”, orienta.

O guizo é basicamente utilizado motivado pela estética, ou para impedir ou reduzir que o gato consiga presas e traga os “presentes das caçadas” para o tutor. Outro aspecto é a cultura: com a associação do guizo está a imagem do gato dócil e fofo presente em desenhos animados.

(Texto: Bruna Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *