Projetos da Reme rendem vitórias em campeonato de Robótica

Desenvolvido pelo Grupo de Iniciação Científica e Tecnológica, que ultrapassa os limites da escola em relação ao incentivo ao aprendizado, a segunda edição do Aquacup – campeonato que consiste em uma corrida de protótipos de barcos que devem alcançar a linha de chegada no menor tempo – consagrou as escolas municipais “Padre Heitor Castoldi”; “Governador Harry Amorim Costa”; “Professor Múcio Teixeira Junior” e “Arlindo Lima” como vencedoras nas principais categorias da competição, que aconteceu no último sábado.

Trazendo para a piscina do Círculo Militar (que transformou-se em um verdadeiro circuito competitivo) 39 escolas das redes pública e privada, segundo balanço, 12 unidades municipais e pelo menos 20 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) estiveram envolvidos no evento que contou com cerca de 110 estudantes entre o 1° e 9° ano do ensino fundamental.

Fundado no dia oito de agosto de 2015, o Grupo de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul foi formado por professores apaixonados pela educação científica (Carlos de Melo Vasque Junior; Roberto Luís Dambros) com o objetivo de – através da iniciação cientifica, tecnológica e cultural – auxiliar os educadores, estudantes, escolas e outras instituições na elaboração de práticas e tecnologias para auxiliar o processo pedagógico da educação científica nas mais diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o professor membro da Divisão de Tecnologia da Reme, Roberto Luiz Dambros, ambas as modalidades – classficadas como “apenas ida” e “ida e volta” – vem como foco e objetivo pedagógico, buscando trabalhar nos pequenos competências como: ngenhosidade, criatividade, habilidades de montagem e compreensão de problemas práticos. O professor destaca e aponta o projeto de robótica de baixo custo (da Superintendência de Políticas Educacionais) como fator importante para o bom resultado das escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Essas conquistas são um incentivo aos nossos alunos e ao desenvolvimento dos projetos de robótica Reme. No próximo ano teremos mais novidades e a ideia é que mais alunos participem”, pontua Roberto Luiz.

Gabriel Marim de Oliveira e Mizaelly da Silva Canhete, ambos do 9º ano da escola “Governador Harry Amorim Costa” (que tiveram apenas três semanas de aula de robótica) venceram em duas categorias e ressaltam que estão animados com os próximos campeonatos. Os dois começaram a participar das aulas por incentivo dos colegas. “O difícil foi montar e elaborar a parte da fiação, mas eu gosto da área de tecnologia e pretendo seguir carreira”, disse Mizaelly. Também fez parte da equipe vencedora a aluna Aline Roberta dos Santos Teixeira.

Quem também construiu o protótipo em tempo recorde foi a equipe formada pelos amigos Bruno Celestino Guimarães, Otavio Augusto Loubet Gomes e Marcos Gabriel Loubet Jara, que desenvolveram o protótipo em apenas dois dias. “Faz pouco tempo que faço as aulas, mas eu gosto de mexer em equipamentos eletrônicos, tenho curiosidade. Acredito que ajuda muto na matemática, a desenvolver o raciocínio lógico”, pontuou.

(Texto: Leo Ribeiro com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *