Voluntários se reúnem em prol da retirada de lixo em CG

O que seria apenas a comemoração de funcionários da empresa Revolução Ambiental de Campo Grande, por terem conquistado a meta de 3 mil seguidores em sua rede social, se transformou em uma verdadeira propagação do bem com a realização da semana do Lixo Zero, que aconteceu entre os dias 18 e 27 de outubro e teve como objetivo promover diversas ações socioambientais. O que nem mesmo Dayana Medeiros, diretora de Projetos da Revolução Ambiental, sabia era que a retirada de lixo nas proximidades do Córrego Ceroula-Céuzinho ganharia o coração e o apoio de 31 voluntários e que, ainda, culminaria com o recolhimento de aproximadamente uma tonelada de resíduos.

“A ideia surgiu dentro da empresa; aqui sempre temos metas e nos preocupamos e gostamos de participar de ações socioambientais, então, caso a gente atingisse a meta de 3 mil seguidores no nosso Instagram, ferramenta onde compartilhamos a questão da educação e consciência ambiental, iríamos promover um dia de limpeza, nas proximidades do Córrego Ceroula. Deixamos as vagas abertas para que tanto funcionários da equipe como quem quisesse pudessem participar”, explicou.

O diferencial dessa ação não foi somente no número de voluntários, mas também da finalidade dada aos resíduos encontrados.

“Tivemos uma boa receptividade da comunidade; normalmente quando as pessoas fazem essas limpezas, elas não fazem a segregação, e nós a fizemos, a ação culminou com o recolhimento de 73,23 kg de plástico; 7,07 kg de papel/plástico; 9,89 kg de metal; 399,27 kg de vidro e outros 214,27 kg de rejeitos, que totalizaram 703,71 kg”, afirmou.

A idealizadora do evento relembra com carinho as emoções vivenciadas naquele dia, desde as mais alegres, como a boa procura por parte dos voluntários, mas também as tristes, como o momento em que se finalizou a contagem de todo o material recolhido.

“Foi muito bom saber que tem pessoas com consciência ambiental. Saber que tem várias pessoas que têm o mesmo pensamento, a mesma sintonia, que se preocupam com o meio ambiente é muito gratificante, mas também relembro do final, quando vimos a quantidade de resíduos e não imaginávamos que seria tanto, quase uma tonelada. Mas, ao mesmo tempo, era lindo de ver as pessoas coletando, e ensinando as pessoas que estavam utilizando o local, e as pessoas que estavam no rio; elas começaram a retirar o lixo de dentro do rio e nos ajudar, como se aquela energia fosse contagiante, foi lindo”, relembra emocionada.

A iniciativa ganhou espaço também nas redes sociais, onde no dia do evento obteve mais de 60 compartilhamentos. A emoção e a força conjunta foram tamanhas que, no fim do dia, os voluntários já se perguntavam quando seria a próxima ação. E se você também quer participar e contribuir pode ficar tranquilo, que a próxima ação já está sendo planejada para acontecer no mês de dezembro. Interessados podem obter mais informações na página do Instagram @Revoluçãoambiental ou até mesmo pelo telefone (67) 99988-8778.

(Texto: Michelly Perez )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *