Paratleta de Powerlifiting defenderá invencibilidade em SP

A Copa Brasil de Powerlifting deste ano terá, entre os participantes, o sul-mato-grossense Jorge Souza de Arruda. O paratleta será o único do Estado presente em São Paulo (SP), para a competição que começa hoje (9) e termina amanhã (10), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Está será sua segunda participação, em que terá a chance de manter a invencibilidade na categoria 75kg a 80kg, na classe B2 (baixa visão). “Ganhei no ano passado, trabalhei bastante esse ano para melhorar e, apesar das dificuldades do dia a dia, de conciliar o trabalho aos treinamentos, considero que estou pronto para a competição e quero ter um bom desempenho, dar o meu melhor”, fala.

O ouro conquistado em 2018 foi histórico para Mato Grosso do Sul, por ser a primeira medalha obtida na modalidade por um paradesportista local. “Só tenho a medalha em mente, de preferência a de primeiro lugar”, avalia Arruda, que representa a ADIV – MS (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul), atualmente treinado por Lendel Diniz.

A musculação está presente na vida do atleta há 15 anos, mas em 2017 ele transformou sua paixão em profissão. “É muito bom saber que eu sou o cara a ser batido, mas isso me traz uma responsabilidade muito grande. Treinei dobrado e mais focado”, finaliza. Ele viajou com o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

A competição é organizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes de Deficientes Visuais). Anteriormente, a entidade promoveu a Copa do Brasil de Futebol de 5. O time do Estado, representado pelo ISMAC (Instituto Sul-Mato-Grossense Para Cegos), alcançou a 7ª colocação após ser eliminado para a seleção gaúcha, por 1 a 0.

(Texto: Danielle Mugarte com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *