Evento artístico marca lançamento de licenciaturas na UEMS

Universidade terá agora curso específico de Dança e também de Teatro

Após dez anos da abertura do vestibular para Artes Cênicas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a instituição terá a criação de duas novas licenciaturas, a partir do desmembramento desse curso. Isso porque, em 2020 será oficializada a oferta dos cursos de Dança e o de Teatro, uma conquista para o Estado, que o iguala a realidade de outros centros importantes do país, e será celebrada no ‘AdoceDança’.

“Com esse evento, realizada no auditório da UEMS nos dias 21 e 22 de novembro, teremos para toda comunidade, várias oficinas, mesas de debate e apresentações artísticas. Uma iniciativa que representa um marco importante para a nossa universidade, dada a relevância dessas novas licenciaturas na grade. A partir desses novos cursos, acredito que ampliaremos muito o debate acadêmico e poder de realização da arte no Estado”, cita a Doutora e Mestre em Educação, Christiane Guimarães de Araújo, docente efetiva da licenciatura de Artes Cênicas e dos cursos de formação em Dança e Teatro, que serão abertos em 2020 na instituição.

O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED) da universidade, será o primeiro encontro de Arte-Docência em Dança do Mato Grosso do Sul. A inscrição para o ‘AdoceDança’ é gratuita. Também é possível fazer doações para a realização do projeto com o valor simbólico de R$ 15,00.

Basta fazer o cadastro pelo site:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjMgebodc2ShiZuowwrfQCts_87y-RcYLcWO0Cxmorw0Lzlw/viewform

O GPPED tem por objetivo verticalizar e fomentar a produção acadêmica nos seus múltiplos desdobramentos, considerando a transversalidade das linhas de pesquisa nos processos formativos das artes da cena. O núcleo é coordenado pelas professoras Gabriela Salvador, Christiane Araújo e Dora de Andrade.

Também envolvido com a realização do ‘AdoceDança’, outro docente efetivo das novas licenciaturas da UEMS ressalta a vanguarda da mudança. “Com o mesmo orçamento, o mesmo grupo de professores e a mesma estrutura, realizar mais. Por amor à arte, por compromisso à arte, porque acredito que assim como eu, muitos dos meus colegas de trabalho foi escolhido para esse caminho. Não fui eu que optei pela arte, foi ela que optou por mim. Esse curso de dança será o primeiro da história de Mato Grosso do Sul, um impacto que vai além dos muros da universidade. Até porque, vale lembrar o quanto a instituição aposta nas ações de extensão”, fala o professor Tom Conceição quanto à novidade.

(Texto: Danilo Galvão e Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *